Stacks Image 3

A PATELA E A ARTICULAÇÃO PATELO-FEMORAL


A ARTICULAÇÃO PATELO-FEMORAL

A patela é um osso localizado na parte frontal do joelho, cuja função principal é atuar como uma roldana, potencializando a força dos músculos da parte anterior da coxa para estender do joelho. Antigamente, quando uma pessoa sofria um acidente e quebrava a patela em muitas partes, era comum que os médicos fizessem sua retirada completa, o que levava a perda importante da força muscular da coxa, dificultando até mesmo a subida e descida de pequenas rampas ou escadas. Hoje, devido ao reconhecimento da importância da patela, ela deve ser reconstruída e somente em casos muito graves ela é retirada.


DOR PATELO-FEMORAL

Quando movimentamos o nosso joelho, a patela corre sobre um sulco existente no osso da coxa (fêmur), onde ela deve permanecer encaixada perfeitamente (veja o filme ao lado). Em alguns casos, devido a frouxidão de ligamentos, fraqueza muscular ou falta de alongamentos, este encaixe pode não ocorrer de forma ideal, causando problemas como dor, estalidos e falta de força muscular na coxa, podendo levar a desgaste da articulação entre a patela e o fêmur (articulação patelo-femoral).


Os problemas mais comuns na articulação patelo-femoral são:

1) Relacionados a frouxidão dos ligamentos e desequilíbrio muscular, podendo causar desvios parciais da patela no sulco femoral ou até mesmo sua saída completa do sulco (luxação), nos casos mais graves.

  • Dor na articulação patelo-femoral: É um dos problemas mais comuns que ocorrem no joelho, e freqüentemente ocorre em pessoas que trabalham muito tempo sentadas com os joelhos dobrados e que não fazem alongamentos musculares nos membros inferiores, o que causa sobrecarga na articulação patelo-femoral. Também é muito comum em atletas, principalmente nos esportes que envolvem saltos freqüentes e nos corredores de longas distâncias, quando está associada a sobrecarga por excesso de treinamento ou uso de calçados inadequados. Esta sobrecarga leva a quadros de dor e estalidos na parte anterior do joelho, principalmente ao subir e descer escadas e rampas ou ficar muito tempo sentado. Como o tempo, caso não tratado, este problema pode causar desgaste da cartilagem da patela (condromalácia), piorando a dor e impossibilitando a realização de atividades esportivas e até mesmo atividades do dia a dia, como subir e descer escadas.


  • TRATAMENTO DA DOR PATELO-FEMORAL


A maioria dos pacientes com problemas da articulação patelo-femoral obtém boa recuperação com um tratamento baseado em fisioterapia. Nos casos mais graves ou que não respondem ao tratamento fisioterápico, pode haver indicação de cirurgia, que geralmente pode ser feita utilizando-se a técnica da videoartroscopia (cirurgia por vídeo).


Stacks Image 48